Fragatas com saudades de andar de AC...

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Viagem à Escócia IX

14º Dia – 22 Março - Segunda-feira
Deerness → Newark Bay → Kirkwall → Maes howe → Stones of Stenness → Ring of Brodgar → Skara Brae → St. Margarets Hope → Gills Bay → Dunbeath
202 km
De manhã visitamos uma praia perto de Deerness, Newark Bay de onde mais uma vez trouxe areia para a minha colecção, esta com especial significado, pois estava muito contente por termos decidido ir às Orcádes.









Hoje acordamos sob chuva, a primeira desde que chegamos e todos os nossos passeios foram fabulosos mas muito frios e molhados.
O património neolítico das Órcades é muito rico e felizmente é tão importante e significativo que está aberto todo o ano e pudemos visita-lo.
Começamos por visitar o túmulo de Maes-howe, de cerca de 3500 AC, está
muito bem preservado e a guia disse que era o mais significativo do norte da Europa, é constituído
por pedras de cerca de 3T que não se sabe como foram colocadas umas por cima das outras e tem a particularidade de a entrada ficar orientada para o solistício de Inverno. Apresenta ainda no seu interior, lindos graffitis rúnicos que se pensam deixados pelos Vikings por volta de 1150 quando estiveram na ilha e pilharam o túmulo. Apenas fotografamos o exterior pois não é permitido fotografar por dentro. Usamos o nosso Explorer Pass e tivemos que ligar a combinar a hora de visita.

Muito perto visitamos as gigantescas Standing Stones of Stenness e o Anel de Brodgar um círculo megalítico de 36 pedras.
Ring of Brodgar
Standing stones of Stenness
Ring of Brodgar
Também na mesma zona fomos a Skara Brae uma aldeia neolítica mesmo junto ao mar que foi descoberta por volta de 1850 quando uma tempestade destruiu as dunas da Baía de Skail e deixou este tesouro a descoberto. Logo à entrada tem uma réplica das casas e mostram um filme que ajuda a compreender as ruínas. A aldeia é impressionante com as casas apesar da antiguidade bem preservadas, a sua “mobília” de pedra e o ambiente á beira mar, é de facto único.
Todos estes monumentos datam aproximadamente da mesma altura e são património da UNESCO. Tanto no túmulo de Maes howe como em Skara Brae não foram feitas mais escavações sob os achados para não destruir os edifícios principais já encontrados.
Foi um dia em cheio, mesmo apesar do frio e da chuva nunca tínhamos visitado monumentos neolíticos tão magníficos.
Ainda nos sobrava tempo para um almoço tardio em mais um restaurante recomendado pelo guia da American Express, mas também não foi hoje que experimentamos as especialidades das Órcades uma vez eu este ao contrário do de ontem, só abriria à noite. Aproveitamos para passear um pouco na costa leste de South Ronaldsay enquanto esperávamos o ferry para regressar a Gills Bay ao fim da tarde (70£ e já havia ficado reservado desde ontem).
Quintas nas Órcades e barco náufragado junto à costa
Descemos na Escócia pelo mesmo caminho de ontem e dormimos esta noite em Dunbeath, no Inver Caravan Park, um pequeno PC modesto e com menos comodidades embora simpático (12,5£).

2 comentários:

  1. A beleza continua e ficou-me uma dúvida: Como é que alguém se lembra de fazer colecção de areia? Como é que a guarda? Em frasquinhos com a respectiva catalogação?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro João, desde há vários anos que trago de algumas praias que visito um bocadinho de areia que depois coloco em frasquinhos transparentes e rótulo com a praia e o país. Iniciei em 1995,trazendo a primeira areia de Cuba que visitei na viagem de finalistas.
    Saudações

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...