Fragatas com saudades de andar de AC...

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Viagem à Escócia VIII

13º Dia – 21 Março – Domingo – Início da Primavera
Daviot → Dornoch → Gills Bay → St. Margaret’s Hope → Kirkwall → Stromness → Deerness
371 km

Hoje acordamos por volta das 6h15 para sairmos cedo pois queremos apanhar o ferry para as Orkney às 13H30. As caravanas e autocaravanas têm que ligar a reservar, o que fizemos por volta das 9h00 e a Sra. disse para estarmos às 12h45m.
Paramos em Dornoch para visitar e ir á praia. A igreja paroquial é da idade média e muito bonita. A praia é de areia fina e clara o que se vê pouco no resto da costa em que a praia é frequentemente de pedra! Mais um pouquinho para a colecção...
No campo de golf um casal que iniciava a seu jogo, acedeu em pousar para a nossa foto!



A paisagem para norte ao longo da costa é lindíssima sempre junto ao mar, com casas agrícolas e muitas ovelhas e vacas a pastar.






A ocidente Montanhas com os cumes nevados. As aldeias são lindas, muito cuidadas.
No caminho passamos pelo Castelo de Dunrobin que possui uma falcoaria e lindos jardins. Apesar de estar encerrado, como os portões estavam abertos entramos e pudemos apreciar de perto e tirar fotografias, é muito bonito.







Passamos também por Mey que possui um bonito Castelo e seus jardins, mas mais uma vez só abre no Verão pelo que tivemos que nos contentar com umas fotografias do exterior.











Chegamos a Gills Bay por voltas das 12h30 a um cais que nos parecia rudimentar e não se percebia bem que tipo de ferry poderia nele atracar. No entanto um moderno ferry chegou da sua viagem pronto para de novo partir rumo a St. Margarets Hope em South Ronaldsay nas Ilhas Órcades.
South Ronaldsey está ligada por pontes que mais parecem diques a outras quatro ilhas, por ordem são Burray, Glimps Holm, Lamb Holm e a ilha principal Mainland. A capital das Órcades, um arquipélago com cerca de 70 ilhas, é em Mainland e chama-se Kirkwall. À chegada visitamos o sul da ilha. As Órcades tém a paisagem que se mantém pelas diversas ilhas que passamos, montanhas suaves e planícies verdejantes, com muitas quintas agrícolas dispersas e distantes umas das outras. Imensas pastagens com ovelhas e vacas, alguns cavalos sempre protegidos com um vestido e vários póneis das Shetland, todos lindos.
St. Margarets Hope
Estas quintas são enormes com grandes armazéns para as alfáias e os pastos são divididos por muros feitos de pedras empilhadas. É impressionante e maravilhoso ver lebres a saltar no campo e a quantidade de aves que se vêem por todo o lado mesmo nesta época do ano. Bandos enormes de patos selvagens e nos dois lagos de Mainland, Loch de Stenness e Loch de Harray, cisnes selvagens brancos. Também aqui se encontram muitos corvos, gaivotas e outros pássaros. Não vimos nenhum growse.
Tinhamos lido no Guia da American Express que havia um restaurante de comida típica, Julia’s Café and Bistro, em Stromness mas quando chegamos para jantar por volta das 18h30 estava a dona a sair pois encerra às 17h. Pouca sorte… Fomos visitar a vila que tal como as outras povoações é muito pequena de casa de pedra cinzenta, parecidas umas com as outras. É uma vila de pescadores com um pequeno porto de pesca.Em Lamb Holm existe uma capelaconstruida por prisioneiros de guerra italianos que em 1940 que se encontravam nas Órcades para construir barreiras para proteger a frota inglesa. O interior da capela possui bonitos frescos.
Earl's Palace
Catedral de St Magnus - Kirkwall
Já tínhamos ligado para o que pensávamos ser um parque de campismo e reservado, no entanto quando chegamos percebemos que se tratava do parque de estacionamento de um Centro Comunitário preparado com ligação a electricidade, água potável e casa de banho aquecida e com duche, simples mas limpo. Pareceu-nos um lugar calmo e seguro e pernoitamos por 8£. Aliás toda a ilha tem um aspecto seguro e pacato.

Centro Comunitário de Deerness

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...