Fragatas com saudades de andar de AC...

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Viagem à Escócia XIII e XIV

18º Dia – 26 Março – Sexta-feira
Invercaimbe → Arisaig → Fort William → Oban → Inveruglas
248 km
Passamos a noite num PC familiar, com uma paisagem espectacular sobre a praia que só pudemos apreciar de manhã pois quando chegamos já estava escuro. Este parque embora simples era muito simpático, poucas comodidades, sem aquecimento no wc, mas a lavagem e secagem de roupa são gratuitas (14£). Enquanto preparávamos o pequeno-almoço e limpávamos a AC, os meninos andaram de bicicleta. Saímos para Arisaig, uma terra muito pequena com ruas de casinhas geminadas.
Na estrada para Fort William fomos passando à beira de lagos espectaculares com margens suaves por vezes fazendo praias, os Lochs nan Uamh, Eilt, Shiel, Eil e Linnhe. Sobretudo o Loch Eilt o mais pequeno destes, espelhava com tal precisão a paisagem das montanhas da margem, impressionantemente belo. Nesta estrada a A830, visitamos o The Prince´s Cairn, um dólmen que marca o local onde o Príncipe Charles Edward Stewart embarcou para França em 1746 após ter perdido a batalha de Culloden.
Um pouco mais adiante o Glenfinnan Monument, um monumento de cerca de 20m, em honra daqueles que apoiaram o referido Príncipe na batalha; perto deste, observamos o Viaduto de Glenfinnan, por onde passa o combóio e que deve ser o mesmo que se vê nos filmes do Harry Potter pois qualquer semelhança não parece ser coincidência!
Já mais perto de Fort William visitamos o Neptune´s Staircase, outra obra de engenharia do Canal da Caledónia. Um sistema que nos pareceu semelhante ao de Fort Augustus mas com maior inclinação fazendo degraus. Desta vez não tivemos tanta sorte pois não se abriram as comportas, os meninos ficaram tristes. Todo este trajecto é acompanhado de perto pela linha de comboio que por vezes se afasta passando entre montanhas e em viadutos, se por estrada a viagem é linda imagine-se de comboio a vapor… um dia. Um desses viadutos situa-se perto do monumento de Glenfinnan pelo que tem esse nome.
Paramos em Fort William para visitar e almoçar, estacionamos num parque por detrás do Morrisson´s autorizado para ACs e perto do centro da cidade. Esta cidade situa-se no sopé de Ben Navis, a montanha mais alta do UK com 1344m, dizem que o seu cume está enevoado em cerca de nove em cada dez dias, também nós não tivemos essa sorte, ainda por cima estava mesmo muito nevoeiro. Na cidade compramos uns brinquedos para os miúdos e almoçamos o mesmo do costume, muitas batatas fritas, filetes fritos, scrampis fritos , muitos fritos…
Continuamos a viagem em direcção a Glencoe onde mais uma vez a paisagem de montanhas é muito bonita existem PCs com excelente aspecto e com vista sobre o Loch Leven.
Como estava muito nevoeiro e não se viam bem as montanhas optamos por continuar para Oban. No caminho passamos pelo castelo de Stalker. Oban também é uma cidade portuária de onde partem diversos ferrys para as ilhas.
Gostamos muito da cidade, muito movimentada, com edifícios coloridos sobre o porto. Situa-se numa colina onde no cimo podemos ver um edifício semelhante a um coliseu construído em 1800, a McCaig’s Tower. Possui imensas casas apalaçadas transformadas em hotéis. Tem uma catedral em granito cor de rosa e um castelo com 600 anos. O Dunollie Castle. Seguimos em direcção ao Loch Lomond passando ainda por mais um castelo, o Kilchur Castle. Fomos descendo o lago e apreciando a sua margem até Inveruglas onde passamos a noite no Loch Lomond Holiday Park. Este PC é também muito bonito, mesmo junto ao lago e com um parque infantil (20£).

19º Dia – 27 Março – Sábado
Inveruglas → Glasgow
73 km
Chegamos ao PC de Glasgow, em Stepps por volta das 11h00 e deslocamo-nos de comboio mesmo ao Centro de Glasgow à Qween Street Station. Tinhamos resolvido uma vez que estamos todos muito cansados, passear apenas no centro da cidade e não fazer uma visita exaustiva. Era tarde de sábado e parecia que mesmo com frio e chuva toda a cidade andava a passear e a fazer compras. As avenidas do centro são povoadas de lojas de marcas conhecidas e grandes galerias comerciais e o mais engraçado é que como na maioria das grandes cidades os artistas de rua são fantásticos e merece a pena ir parando e assistindo aos tocadores de gaita de foles, aos homens estátua muito bem caracterizados, aos malabaristas e faquires...

Enquanto o papá intertia os meninos visitei a Gallery of Modern Art, este edifício outrora o Centro de Comércio da cidade, data de 1829 e abriu como galeria em 1996. O GoMA como é conhecido, está a desenvolver uma

nova colecção de obras de artistas de Glasgow. Apresenta habitualmente exposições temporárias e nesta altura pude ver além de algumas "instalações" que utilizavam novas tecnologias, fotografias de artistas escoceses. Soube bem esta escapadela!

Também nos vingamos nos cafés do Costa e do Starbucks que apesar de tudo são um pouco mais parecidos com as nossas saudosas bicas. Regressamos ao PC depois das 18h00 e jantamos na AC. O Craigendmuir Caravan and Camping Park é essencialmente um parque de caravanas fixas, com aliás algum daqueles onde ficamos, possuindo alguns alvéolos para as de turismo, situa-se a cerca de 5 milhas do centro da cidade e a cerca de 800m (15 min a pé) da estação de comboio de Stepps (23£).