Fragatas com saudades de andar de AC...

sábado, 22 de maio de 2010

Viagem à Escócia X e XI

15º Dia – 23 Março – Terça-feira
Dunbeath → Inverness → Urqhuart Castle → Drumnadrochit
178 km










Dunbeath
Hoje partimos um pouco mais tarde, aproveitei para limpar a enlameada AC, depois do dia chuvoso de ontem tinha ficado caótica
No caminho avistamos algumas plataformas petrolíferas junto à costa.












Chegamos a Inverness por volta das 12h00, estacionamos no parque de estacionamento do supermercado Morissons, que além de não ter limitadores de altura fica mesmo no centro da cidade.
Visitamos a cidade que é bonita e se desenvolve nas margens do rio Ness e onde se vê o Castelo de Inverness no cimo de uma colina, agora convertido em tribunal.















Almoçamos no MacD, reabastecemos o frigorífico e por volta das 15h00 descemos ao longo do Loch Ness chegando mesmo a tempo de visitar o maravilhoso e mítico Castelo de Urqhuart.



Tocador nas ruas de Inverness














Castelo de Urqhuart









Castelo de Urqhuart

























Finda a visita dirigimo-nos ao Borlum Camping Park que fica a cerca de 3 Km do Castelo pelo que viemos cedo e aproveitei para lavar roupa e descansar antes de preparar o jantar para o pessoal!!

16º Dia – 24 Março – Quarta-feira
Drumnadrochit → Fort Augustos → Glenshiel → Castelo de Eilean Donan → Kyle de Lochalsh → Broadford → Portree → Staffin → Uig
276 km
Saímos do Borlum Camping Park por volta das 10h15, após abastecer de água e fazer despejos. Não gostamos especialmente deste PC, apesar de se localizar numa encosta muito bonita e de ser também uma estrebaria, podendo ver-se bonitos cavalos à solta. Os donos aproveitam-se e além da diária do parque, é preciso meter moedas de 20p para 5 min de duche nuns balneários rudimentares e frios. Até lavar a roupa foi mais caro e levam o mesmo valor para secar coisa que não acontecia em nenhum outro parque.




Depois deste desabafo, gostava de dizer que este dia foi esplêndido! Continuamos a descer junto à margem do Loch Ness (por onde passamos por um PC mm junto ao lago a seguir a Invermoriston mt bonito e que nos deixou cheios de pena de não o termos visto antes), até Fort Augustus a



pequena vila onde termina o lago e inicia o Canal da Caledónia. Tivemos muita sorte porque estavam a abrir as comportas e a ponte giratória e pudemos observar o barco a passar o canal. Os meninos adoraram e nós também!! Depois de visitar e tomar um café na vila, dirigimo-nos para Glenshiel optando pela A87 que passa por Invergarry. Aqui encontramos um pequenino castelo completamente destruído e ainda não recuperado.
A viagem de Invergarry a Dornie é maravilhosa, paisagens de cortar a respiração entre as margens dos Lochs Garry, Loyne, Cluanie e Duich que são muito mais bonitos que o famoso Ness. Nesta altura do ano há centenas de cascatas entre montes de cumes ainda nevados e na zona da Batalha de Glenshiel (1719) forma-se uma espécie de desfiladeiro lindíssimo e avistam-se as five sisters, umas montanhas famosas.

























Este percurso tem das paisagens mais bonitas que já vimos! É curioso que na Escócia todas as montanhas têm um nome !
Toda esta beleza termina no famoso e magnífico Castelo de Eilean Donan, uma antiga fortaleza jacobita, destruído em 1719 por navios de guerra ingleses e restaurado no séc. XIX. Apesar de se encontrar encerrado nesta altura do ano, pode visitar-se o exterior passando a sua bonita ponte.
Já muito perto de Skye e da sua ponte passamos por Kyle de Lochalsh procurando um local para almoçar marisco local mas sem sucesso. Em Kyleakin a primeira vila de Skye também encontramos um pequeno e muito destruído castelo, Caisteal Maol.










Em Broadford lá encontramos um restaurante aberto que publicitava seafood (tão famosa em todos os guias) e já começava a servir os jantares (por volta das 17h00 já entravam pessoas para jantar!!). Escolhemos losbter para entrada e vieram uns camarões minorcas, em molho de manteiga !! Mas que desconsolo!!!
Partimos em direcção a Portree, mais uma vez passando por centenas de lindas cascatas que nas montanhas escorriam água em quantidade impressionante, provavelmente por estar a ocorrer o desgelo da neve dos seus cumes. Portree uma vila com um porto de casas coloridas e cujo nome significa “porto do rei”, assim baptizado em 1540 após uma visita do rei Jaime V.
Embora já escurecendo e com uma névoa cada vez maior, ainda conseguimos ver o Storr, um planalto de basalto no qual a erosão criou um monólito baptizado de “The old Man of Storr”. Perto de Staffin outro ponto de paragem (já quase de noite) para apreciarmos o Kilt Rock, um rochedo também moldado pela erosão formando uma escarpa sobre o mar.
Tínhamos indicação de um PC em Staffin mas ainda estava fechado. Não encontramos nesta zona nenhum local para estacionar a AC pelo apesar do adiantado da hora revolvemos ir para Uig na esperança de sendo uma vila maior ser mais fácil de encontrar onde pernoitar. Optamos pelo caminho mais perto mas este era só de uma via e de noite só percebemos que era entre as montanhas e bem alto. Ao chegarmos a Uig encontramos na estrada uma carrinha comercial de um camping e perguntamos se havia algum PC na cidade, logo por coincidência eram os donos e foi só segui-los. Também aqui fomos informados que às 20h30 não iríamos encontrar nenhum local para comer pelo que mais uma vez ficamos desolados e comemos torradas na AC.





1 comentário:

  1. Olá Abelha Rainha!
    Mas que belas paisagens. É por isso que eu adoro as montanhas, pois encontram-se deslumbrantes desfiladeiros e as belíssimas cascatas. Claro que as vilas e cidades também têm o seu encanto, mas é diferente.
    Um abraço

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...