Fragatas com saudades de andar de AC...

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Placencia e Vale de Jerte

26 de Março
Plasencia e Vale de Jerte
78 km


Quando chegamos ao parque de estacionamento de Plasencia, junto ao rio Jerte, era fim de tarde, estava quase vazio e duas ACs também ali se preparavam para pernoitar. É um local calmo e permite passear à beira rio.





Na manhã seguinte o movimento aumentou. Após o pequeno almoço dirigimo-nos ao centro histórico e urbano que se situa num plano mais elevado  e o acesso faz-se por elevador e escadas rolantes, o que facilita muito a subida, sem dúvida uma gentileza  do Ayuntamiento de Plasencia. Até o nosso cão após um pavor inicial aceitou tão simpática oferta!




Entramos no Centro Histórico pela Puerta del Sol e fomos percorrendo as estreitas ruas até à Plaza Mayor.






Casa Consistorial na Plaza Mayor
A Plaza de San Esteban logo ali ao lado é muito charmosa e aproveitamos para visitar a  Igreja e tomar um café numa das suas esplanadas.



Ali perto na Rua de Santa Clara entramos na Oficina Municipal de Turismo para algumas informações.






Na Plaza da Catedral, a um pequeno passeio de distância estão duas catedrais construídas costas com costas. A Catedral Nueva, do século XV-XVI e a Catedral Vieja, românica.


Interior da Catedral Nova















A Plaza de San Nicolas, medieval, dá acesso ao Parador de turismo.

Plaza de San Nicolas





Plaza de San Nicolas


Atravessamos de novo a cidade, parando num parque para os meninos brincarem nos baloiços e passamos na Torre Lucia que faz parte das muralhas da cidade.





Assim passou a nossa manhã e escolhendo o caminho mais longo saímos de Plasencia pela N630 em direcção a Hervás. Esta pequena cidade que não chegamos a visitar por não nos parecer fácil o acesso para a AC, parece ser muito bonita. 
Pela montanha e por bonitas paisagens de cerejeiras em flor continuamos para o Parque Natural Garganta de Los Infiernos.
Perto, em Jerte, almoçamos deliciosa Truta frita e sobremesa de compota de cereja, no Restaurante "La Caldera" (14€ p/menú), sempre acompanhados de cerejeiras em flor em todos os quintais e jardins.




No Parque Natural Garganta de Los Infiernos, estacionamos a AC e fizemos uma caminhada para conhecer "Los Pilones", 3km para cada lado com declive marcado.




O nosso escuteirinho que 5 dias antes havia retirado um parafuso do pé esquerdo aguentou-se que nem um herói!
Foi uma caminhada dura...






... para conhecer "Los Pilones" uma cascata muito bonita e original que vai formando na pedra pequenos lagos de água corrente e límpida ...
Por esta altura imensos grupos de estudantes em férias partilhavam connosco o caminho e todos faziam uma pausa para no final beber água fresca numa fonte.




Paragem no mirador "Chorrero de La Virgen" para apreciar o tipo de aves de rapina residentes no parque, a preferida dos meus amores era a Águia Imperial !


O regresso foi por pelo caminho florestal, um pouco mais longo mas também um pouco mais, fácil e permitindo o mais novo às cavalitas da mãe e o mais velho às cavalitas do pai !







O final do dia em que visitamos o Vale da Cerejeiras em Flor, assim chamamos ao Vale de Jerte, terminou no PC com o mesmo nome, mesmo ali na entrada do Parque Natural, onde nessa noite estreamos o nosso novo grelhador a gás com deliciosos enchidos e legumes...




1 comentário:

  1. Plasencia e Vale de Jerte não conhecemos e temos de confessar que foi a primeira vez que ouvimos falar destes destinos. Mais dois para a lista :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...