Fragatas com saudades de andar de AC...

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cañon de Rio Lobos

Saímos de El Burgo de Osma após o almoço com o objectivo de passear no Parque Natural "Cañon de Río Lobos".



Recolhemos as informações no Turismo de Burgo de Osma, onde além das indicações nos deram uma mapa do parque.

Dirigimo-nos em direcção a Ucero e seguimos as indicações do parque e estacionamos em Engoméz uma zona de recreio.

Deixamos a nossa AC à sombra pois felizmente estavamos a usufruir de uma metereologia muito agradável para a altura do ano!

O rio Lobos forma o centro de um desfiladeiro provocado pela erosão e situa-se na nas províncias de Soria e Burgos, tem um comprimento de cerca de 25 km e vai de Ucero a Navas del Pinar, passando por Hontória del Pinar.  
Desde 1985 que foi declarado parque Natural e desde 1987 declarada Zona de Especial protecção para as Aves!

Consta que os trajectos mais bonitos e de maior interesse são o de cerca de 12,4 km de Hontória del Pinar a Ponte dos 7 Olhos e outro de semelhante comprimento da ponte a La Galiana.
(pequena parte do parque mais conhecida e a que nós percorremos)









A zona mais conhecida neste parque é onde se encontra a ermita templária de São Bartolomeu, situa-se a cerca de 3,5 km de Ucero e a cerca de 2,2 km do local onde deixamos a AC.


Esta Ermita de origem românica é de início do séc. XIII mas tem uma discreta influência gótica. 
Uma curiosidade  desta ermita é que se localiza à mesma distância em metros dos extremos Este e Oeste da Península Ibérica e a união do ponto de ubicação desta ermita com outros templos Templários da península forma uma cruz de malta, o símbolo da Ordem.
A 24 de Agosto celebra-se a romaria à ermita.

Perto da ermita e separada desta pelo rio, situa-se uma gruta, a Cueva Grande, também podemos encontrar colmeias na rocha que terão sido inicialmente colocadas pelos monges que habitaram a ermita!


O parque proporciona a diversas espécies o habitat adequado ao seu desenvolvimento e sobretudo as aves que representam a maior presença.

De entre as várias espécies de aves de rapina que habitam o parque, os que não passam despercebidos são os abutres leonado, que sobrevoam constantemente o local e que podemos ver pousados nas rochas do desfiladeiro !

Fantástica vista do desfiladeiro de um miradouro na estrada de Ucero a Casarejos!
Continuamos ainda o nosso caminho para Zaragoza onde chegamos já de noite, ficamos no Camping Municipal que foi construído para a Expo 2008 e possui excelentes condições.
Foi um dia grande em que sentimos ter aproveitado ao máximo!

Segóvia - El Burgo de Osma (161 km) - Zaragoza (243 km)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...