Fragatas com saudades de andar de AC...

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Su Nuraxi

9º dia - 28 de Agosto - Sábado
Torre Grande - Barumini - Sant'Antioco
194 km

Depois do pequeno almoço, a manhã foi de descanso e boas banhocas na praia de Torre Grande, mesmo perto da AC.

Cerca das 12h30 saímos em direcção a Barumini para visitar Su Nuraxi que preserva os nuragues mais famosos da Sardenha.

A caminho passamos pela Catedral de Santa Giusta, uma igreja do séc. XII, pisano-romântica, que possui colunas provavelmente provenientes de Tharros.


Santa Giusta

A viagem para Barumini, que se situa no interior, decorre por montes pouco habitados, a não ser por grandes rebanhos de ovelhas, pecoras para os sardos.

A cerca de 1 km de Barumini, na povoação de Tuili, existe uma área de serviço para AC, completa, onde aproveitamos para fazer os despejos e abastecer de água potável (L8º57'42.407'' N39º42'42.239'').
Igreja em Barumini
À chegada a Barumini logo se avista a torre principal dos nuragues!


Como aquela hora a fome já apertava, seguimos a indicação do companheiro Decarvalho que recentemente esteve na Sardenha e dirigimo-nos ao restaurante típico "Il Cavalino della Giara". Almoçamos mexilhões e um prato semelhante a leitão assado acompanhado de pão carasau e vinho tinto sardo; nesse dia havia um casamento no restaurante pelo que embora a refeição estivesse saborosa, o serviço foi muito demorado e descuidado, no final reconhecendo a sua falta o empregado ofereceu-nos gelado de limão.
Pinturas de cenas tradicionais nas paredes do "Cavalino della Giara"

A visita a Su Nuraxi é, por motivos de segurança, realizada sempre na companhia de um guia (8€adulto+5€criança). Como não é permitida a entrada a cães os funcionários muito simpáticos ofereceram-se para cuidar do nosso menino de quatro patas!


Reconstrução de Su Nuraxi

O complexo nurágico de Su Nuraxi é constituido por uma fortaleza de quatro lobos, completamente envolvida por uma parede que formava originalmente cinco torres e posteriormente sete.

Planta de Su Nuraxi

A torre central é a principal e tem três pisos; foi construida com 18,60m de altura mas apenas está preservada até aos 14,10m.

vista do interior de uma das torres

A entrada para o interior da torre principal faz-se por uma escada ao longo da parede e que a atravessa, como está preservada a original, tem zonas íngremes e de passagem estreita.
Entrada e escada para a torre principal

Depois da construção da fortaleza a entrada original foi eliminada e substituida por outra abertura a cerca de 7m de altura!


O pátio interior dá acesso a três torres secundárias e ainda por um corredor estreito à quarta torre.


Pátio de acesso às torres

As ruínas da aldeia que rodeia o nuraghe, desenvolveram-se durantes várias fases, surgiram sobre as ruínas da actual fortaleza e à sua volta.




A origem dos Nuraghes é ainda foco de discussão entre especialistas. Entre as diversas teorias apresentadas ao longo dos anos, a que parece mais provável, baseia-se na sua localização em pontos estratégicos fazendo crer que estes edifícios foram estruturas de defesa construídas proteger o território.


Já ao final da tarde dirigimos-nos então para Sant'Antioco onde chegamos ao PC Tonnara quando começava a escurecer e a levantar-se um vento forte.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...