Fragatas com saudades de andar de AC...

domingo, 10 de outubro de 2010

Ruínas de Nora

10º dia - 29 de Agosto - Domingo
Sant'Antioco - Pula
126 km
A manhã acordou sob uma tal ventania que nem apetecia sair da AC. O camping Tonnara fica numa pequenina baía e tem acesso directo à praia, mas como o tempo estava tão desagradável, resolvemos passear de AC pela costa sul de Sant'Antioco.

Sant'Antioco é uma ilha a sudoeste da Sardenha e que se une a esta por uma ponte, daí ser chamada de a língua da Sardenha. Possui lindas praias.

Sant'Antioco

Dirigimo-nos então para Pula passando por Teulada, esta viagem é de grande beleza pois é feita entre montanhas...

Chegados a Pula não foi fácil encontrar onde almoçar pois era Domingo e maioria dos restaurantes da pequena cidade estavam fechados. Na rua principal encontramos a "Trattoria del pescatore" um restaurate simples mas a comida estava deliciosa... (comemos peixe estufado em vinho, fritada mista de camarões, calamares e uns peixes pequeninos, pão normal e curasau, vinho e dois refrigerantes, gelados de limão, 45€). No restaurante um casal festejava alegremente entre amigos os seus trinta anos de casados, estava um ambiente simpático e um dos convidados fez alguns truques de magia para os nossos meninos que adoraram...

A cerca de 3 km de Pula visitamos as Ruínas de Nora, mais uma das riquezas arqueológicas da Sardenha; estavam mais de 30º e a praia, mesmo ao lado, estava cheia em plena tarde de verão e mesmo a convidar...

Praia de Nora

Nora foi uma antiga cidade fenícia cujo centro se desenvolveu depois durante a época romana e é fascinante.

Ruínas de Nora

Possui um teatro da época de Trajano, três edifícios termais, um templo a Esculápio e o forum.
Teatro

As casas de habitação

O templo de Esculápio

O anfiteatro ao fundo

A parte detrás do anfiteatro

Ainda se preservam alguns mosaicos...

Após a visita e enquanto planeavamos local para pernoita vimos um parque de estacionamento privado na praia de Nora com área de serviço para ACs... mesmo a calhar, fizemos os despejos e ainda fomos aproveitar para uns mergulhinhos...
O estacionamento Blu Moon tem um acesso directo a uma óptima praia pelo que optamos por aí pernoitar também (L9º0'45.479" N38º59'40.775", 10€ água, despejos e pernoita).