Fragatas com saudades de andar de AC...

sábado, 16 de outubro de 2010

A Capital da Sardenha

11º dia
30 de Agosto - Segunda-feira
Pula - Cagliari
65 km


O parque Blu Moon dá apoio à praia de Nora, possui um restaurante, duches e fica mesmo na praia.


Fomos duas AC a pernoitar e como nessa noite havia festa numa localidade perto, enquanto o papá e o filhote mais velho dormiam tranquilamente, eu e o pequenino assistíamos da janela da AC a um espectáculo de fogo de artíficio que impressionou o pequeno, pouco habituado a estas "estrelinhas" coloridas...

Depois do pequeno almoço, a manhã e o início da tarde foram passados novamente na praia de Nora. A água transparente e temperada estava maravilhosa!

Cerca das 16h00 e com 32º, continuamos para Cagliari; a estrada à beira mar é muito bonita.

Cagliari

Colocado no GPS o parque de estacionamento da Via Stanislao Caboni (mais uma vez seguindo a indicação do companheiro Decarvalho), este veio confirmar-se como a escolha certa pois possui área de serviço para ACs, electricidade, segurança 24h e permite visitar a pé a cidade (N39.2237933L9.1131958).
Recompostos e fresquinhos após o duche, fomos explorar a cidade. Já começava a anoitecer e após passearmos na Via Dante Alighieri, jantamos bem no Gran Caffé da Piazza Repubblica (1 calzone + 1 pizza + ravioli del mare + vinho branco + 2 refrigerantes, 37€).
Regressamos à AC cansados e rapidamente adormecemos...


12º dia
31 de Agosto - terça-feira
Cagliari
Depois do pequeno almoço na AC e a caminho do centro da cidade, paramos no café "Pan e Caffé" para as imprescindíveis bicas. Apesar do dobro do preço o café em Itália é muito bom.

Passamos novamente na Piazza Repubblica, Via Alghero até à Piazza Costituzione onde subimos o Bastione Saint Remy.

Via Guiseppe Garibaldi
Piazza Costituzione
Viale Regina Helena
Este edifício de estilo neoclássico, possui elevadores e uma escadaria e dá acesso ao bairro mais antigo da cidade "o castelo". Este não se trata de um verdadeiro castelo mas uma zona de edifícios antigos, com muralhas romanas e pisanicas bem conservadas e com várias torres medievais e portas da cidade.


Bastione Saint Remy

O seu terraço proporciona excelentes vistas sobre a cidade, o porto, o golfo de Cagliari e a zona rural envolvente.

Terraço do Bastione Saint Remy e vistas

Através de ruas estreitas chegamos à Duomo,
a Cattedrale de Santa Maria, fundada em 1257 e concluída em 1312. Possui estruturas romanas, mármores do período pisano e capelas góticas do período aragonês.
Cattedrale Santa Maria

Ao lado da Duomo os palácios Arcivescovile e Viceregio, onde se localiza a sede do Governo Provincial.


Um pouco mais à frente na Piazza Arsenale fica a Torre de S. Pancrácio e a Cittadella dei Musei e Fortificazioni, que alberga o Museu Arqueológico Nacional e a Pinacoteca Nacional.
Cittadella dei Musei e Fortificazioni
Torre de S. Pancrácio

É na Piazza Arsenale que fica a paragem do Trenino Cagliaritano, e o comboio turístico é sempre a atracção preferida dos nossos meninos (7€x3), mas desta vez a viagem foi mesmo um sacrifício que não recomendamos, o pequeno comboio viaja por ruelas estreitas de prédios altos que a cobertura do comboio não permite apreciar, além do mais o fumo e o cheio a escape é tão intenso que se torna insuportável.

Assim que saímos do comboio turístico, repetimos todo o trajecto a pé o que nos deu muito mais prazer ...
Torre do Elefante
Via Manno
Passeamos na Via Manno, a rua de comércio local de Cagliari.
Auditorium Comunale
Enquanto nos preparavamos para almoçar na esplanada de um restaurante, fomos interpelados pelo dono que nos disse que não eramos bem vindos, chocada e não compreendendo, questionei o motivo ao que respondeu que não permitia o nosso cão no perímetro do seu restaurante! Ficamos zangados! Até então sempre tinhamos sido bem recebidos, até mesmo nas lojas!
Almoçamos num restaurante de comida rápida e continuamos o passeio.
Via Roma
Via Roma
Ainda sobrou tempo para tentar visitar a Basílica de San Saturnino, um raro vestígio bizantino do séc. VI, mas que se encontrava fechada pois não abre ao público todos os dias.

Basílica de San Saturnino

Durante a tarde passeamos na Via Roma, a avenida junto ao porto. Fizemos ainda compras de regresso às aulas dos meninos e alimentei alguma vaidade...
Cansados mas satisfeitos regressamos à AC já quase de noite!

2 comentários:

  1. Tudo maravilhoso. Que pena eu não poder ainda fazer estas viagens.
    Mas viajo nestas lindas fotos

    ResponderEliminar
  2. Grato pela referencia pessoal e pela possibilidade de rever Cagliari!
    bem Hajam.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...