Fragatas com saudades de andar de AC...

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Viagem à Escócia III

7º Dia – 15 Março - Segunda-feira
York → Jedburgh - Kelso → Melrose
299 km
Saímos de York após o pequeno-almoço na AC, com leitinho e pão comprados num minimercado local e partimos rumo à Escócia. Tínhamos programado a nossa viagem entrando na Escócia pelo lado leste, contornando a costa Este e descendo depois pelo Ocidente. Assim dirigimo-nos à região das “Borders” por este lado.












A temperatura mantinha-se estável á volta de 5-8° e apesar de não vermos o sol o dia estava agradável. Fomos passando entre planícies e montes até subirmos a uma montanha, com restos do nevão das semanas anteriores, onde encontramos uma grande rocha marcada com as palavras “England” de um lado e “Scotland” do outro. Enfim chegados! Saímos os quatro para a foto da praxe, ali encontramos outros turistas que como nós queriam perpetuar o momento.













Tivemos sorte porque até à semana anterior a Escócia esteve isolada pela neve. A paisagem fazia lembrar o Outono pois a vegetação apresentava todos os tons de amarelo, vermelho e castanho devido estar queimada pela neve.





A primeira cidade que visitamos foi Jedburgh, faz parte do circuito das Borders Abbeys, onde podemos encontrar quatro conventos em ruínas, destruídos pelos conflitos entre a Inglaterra e a Escócia. São edifícios que outrora foram magníficos e cujas ruínas o testemunham de modo emocionante. Foram fundados no séc. XII, durante o reinado de David I, rei dos escoceses e destruídos em 1545 por ordem de Henrique VIII.
Estacionamos no parque de estacionamento da pequena cidade, onde preparamos o almoço na AC, uma coisa rápida para aproveitarmos a tarde já que nesta altura escurece muito cedo. Este parque fica ao pé do posto de turismo e tem free wi-fi.

Jedburgh Abbey





O convento de Jedburgh foi fundado em 1138 e nele podemos ainda ver pedras célticas de um edifício anterior. Aqui compramos o nosso Explorer Pass, um “ passe” que nos dá acesso a visitar até cerca de 78 monumentos em toda a Escócia, optamos pelo de 7 dias que permite num período de 15 dias, em 7 visitarmos todos os monumentos que quisermos (de entre aqueles que aderiram a este sistema e são muitos), existe um “passe” familiar e foi essa a nossa opção e valeu a pena, aproveitamos bem (48 libras). Como nesse dia já não teríamos tempo de visitar outro monumento incluído não nos registaram o dia, foram muito simpáticos. Depois do convento visitamos uma casa convertida em museu por em 1566 ter sido visitada por Maria a rainha dos escoceses (Mary Queen of Scot’s House). Maria foi a rainha adorada e venerada pelos escoceses mas reinou pouco tempo e foi executada a mando da prima rainha de Inglaterra, Isabel I. A casa museu tem peças e pinturas relacionadas com a vida da rainha.















Mary Queen of Scot’s House








Castelo de Jedburgh



Visitamos ainda nesse dia mas apenas exteriormente o convento de Kelso, outro dos conventos das Borders e tentamos visitar o de Dryburgh onde jaz Sir Walter Scott (1771-1832) um famoso poeta escocês. Este convento estava já encerrado e localiza-se numa zona não acessível para observar externamente.




















Kelso































O dia ainda tinha luz pelo que subimos a um local onde se avistam os Montes Eildon, três cumes que dominam a paisagem do centro das Borders, Sir Walter Scott tinha uma aeição especial por estes montes pelo que o local se denomina Scott’s View e assim está identificado nas placas da estrada.









Montes Eildon







O rio que percorre esta região é o Tweed e além das belas paisagens que o rodeiam podemos observar pescadores nas suas águas tranquilas.









3 comentários:

  1. Olá Abelha Rainha!

    Muito boa a narração dos locais e maravilhosas fotografias.
    Fico à espera dos dias seguintes.

    Saudações

    ResponderEliminar
  2. Olá vizinhos

    até hoje não tinha conseguido ler as vossas aventuras. Estupendo. Como o Mundo é diverso. Que diferenças entre o vosso vivido e o que nós estamos a ter. As minhas publicações são muito irregulares pois dependem das disponibilidades de Internet. Na medida do possível lá vamos dando algumas pistas.
    Abraços, beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Como estreia foi uma viagem fantástica. Esperamos as próximas. A minha primeira foi também um pouco assim: inexperiente, mas atrevido. E o mundo é de quem ousa!!!
    Força!
    LusitanoViajante

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...