Fragatas com saudades de andar de AC...

quarta-feira, 6 de março de 2013

Candelário

Eis-nos de regresso ao blogue depois de uma longa ausência que se relaciona sobretudo com a pouca disponibilidade e dia-a-dia atarefado... já tinha saudades...

Nas férias que deixamos de relato incompleto, contemplaram uma visita às bonitas aldeias das serras de Béjar e de Francia, visitamos Candelário, Miranda del Castañar e La Alberca.

Candelário (N40º22'10.013" O5º44'41.573"), uma aldeia de casas de pedra, ruas íngremes e empedradas com canais profundos para conduzir as águas provenientes do degelo da serra e batipuertas que consistem em protecções nas portas para poderem também enfrentar a fusão da neve das montanhas e inundações repentinas.




Batipuertas



Canal profundo descendo a rua para a passagem de águas, que os meninos adoraram saltar...


Casas antigas mas bem preservadas, nas inclinadas ruas da aldeia













A Igreja de Nossa Sra. da Assunção tem origem medieval se bem que na sua maior parte pertence aos séculos XVe XVI. Apresenta mistura de estilos arquitetónicos, artesanato mudejar, retablos barrocos e "churriguerescos", um Cristo Românico, estilo gótico e também retablo renascentista.
É formada por três naves, uma central e duas laterais, separadas por grandes arcos semicirculares.
Tem uma fachada com rosácea de traços góticos.












Almoçamos no restaurante/alojamento rural Artesa e não nos arrependemos, o espaço é acolhedor, típico e o almoço estava uma delícia...  fica na Calle Mayor, 57

Nestas aldeias serranas os enchidos, o presunto e o queijo são famosos e deliciosos.
























Foi uma agradável surpresa no regresso a Portugal este passeio por estas aldeias típicas que afinal estão aqui tão perto da fronteira. 
Deixamos algumas fotos para despertar a curiosidade de quem ainda não conhece, o próximo post mostraremos Miranda del Castañar!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...