Fragatas com saudades de andar de AC...

sábado, 25 de setembro de 2010

Primeiro contacto com a Sardenha

5º dia - 24 de Agosto - Terça-feira
Porto Torres - Sassari - Ardara - Alghero
(146 km)

Desembarcamos em Porto Torres cerca das 10h20m, estavam uns agradáveis 29º.

Decidimos não visitar nesse dia a cidade e seguir logo para Sassari, capital de uma das oito províncias da Sardenha.
Depois de uma volta de reconhecimento, estacionamos no largo da estação de comboios o que nos permitiu visitar a pé o centro da cidade.

A nossa fragatita estacionada em frente à estação
Não achamos Sassari bonita, no entanto tem um bairro medieval bem conservado e com várias igrejas de fachadas muito interessantes, sobretudo a Duomo (séc. XI), exteriormente linda. Todas se encontravam fechadas pelo que com grande pena não podemos apreciar o seu interior. Possui também a Universidade mais antiga da Sardenha, fundada em 1562.

Universidade de Sassari
Piso medieval no centro histórico de Sassari
Duomo de Sassari
Duomo de Sassari
Duomo de Sassari
Duomo de Sassari

Sob um sol escaldante e uma temperatura já de 37º, continuamos a nossa viagem para visitar a Santissima Trinità de Saccargia, uma lindissíma igreja pisano-românica de 1116. Situa-se a sudeste de Sassari segindo na SS131 (strada statale), no meio do campo. Esta está aberta ao público (2€) e nela podemos apreciar uns frescos bonitos mas a necessitar de restauro.


Santissima Trinità de Saccargia



Santissima Trinità de Saccargia


Perto passamos também junto a outra bonita igreja mas sem acesso fácil para a AC
e continuamos em direccção a Ardara para visitar a igreja românica de Santa Maria del Regno, a Catedral Negra, pois é construída em basalto.


Catedral de Santa Maria del Regno - Catedral Negra - Ardara
Ardara uma pequena vila, encontrava-se deserta aquela hora de calor, aliás como quase todas as vilas mediterrânicas no pino do sol... aqui estacionamos a AC à sombra e embora já tarde almoçamos tranquilamente.

Após este desvio, retomamos a estrada de volta a Sassari o melhor caminho para Alghero. A cerca de 5 km de Alghero visitamos Anghelu Ruju, uma necrópole pré-nurágica que constitui um dos locais arquelógicos mais importantes da Sardenha, pois é o complexo de grutas artificiais maior e mais antigo. Descoberto por acaso em 1903 foi utilizado por diferentes civilizações de 3000 a 1500ac. As rochas cálcarias que constituem o solo do local facilitaram a escavação e construção de túmulos (os bilhetes para visitar Anghelu Ruju custaram 5€ por adulto e incluiam visita aos Nuraghes de Palmavera que visitamos posteriormente).

Anghelu Ruju



Dirigimo-nos então a Alghero para procurar o Camping Mariposa e para passar a primeira noite, havia ainda três vagas o que nos deixou todos contentes e ainda por cima era mesmo colado à praia e estava mesmo a apetecer uma bela banhoca no mar ao fim da tarde, mas dois dos lugares possuiam árvores muito baixas que impediam o estacionamento da AC e o outro estava ocupado por um carro de algum campista abusador, voltamos à recepção e fomos informados que colocam avisos nos carros para não estacionar mas que não são respeitados e perguntando nós o que fazer, insolitamente devolveram-nos os nossos documentos e saimos meios confusos meio desconsolados.
Voltamos então à estrada para descobrir novo PC e a alguns km encontramos uma área atrezzatta - Camping Paradise, ou seja uma grande área de serviço, com duches, wc, electricidade, restaurante e supermercado, que mais parecia um PC e com acesso à praia Le Bombarde, uma das bonitas da região; chegamos mesmo a tempo de estacionar e irmos à tão desejada banhoca...

2 comentários:

  1. Parabéns pela descrição. Gostei.

    ResponderEliminar
  2. É interessante ver como o Românico por esta Europa fora assume caracteristicas tão diferentes mas tão bonitas, as fotos estão lindas minha Mana, para a próxima talvéz a fragatinha tenha a companhia de uma machadinha. Bjs grandes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...