Fragatas com saudades de andar de AC...

sábado, 12 de junho de 2010

Stonehenge

21º Dia – 29 Março - Segunda-feira
Bury → Avebury → Silbury Hill → Stonehenge → Portsmouth (22h45) → Caen (6h45)
496km(até ao ferry em Portsmouth)

Desde miúda que o círculo de pedras de Stonehenge me fascina por isso queria muito inclui-lo na nossa viagem. Assim no regresso, deixamos um dia para a visita à planicíe de Salisbury.

Este sobrevivente ímpar da cultura pré-histórica hoje quase perdida é o mais famoso da Europa. Pensa-se ter sido construido entre 3000 a.C. e 1600 a.C. e as suas pedras estão alinhadas com o Sol, nascer do sol no solistício de Verão e pôr do sol no solistício de Inverno. Revela assim um sofisticado conhecimento de astronomia e aritmética, mas o seu fim principal, permanece um mistério. O dia de hoje estava especialmente chuvoso e frio mas voltamos à AC encantados e cheios de admiração.









Stonehenge





























Além desta obra extraordinariamente bela, a planície de Salisbury (que foi um importante centro de ocupação pré-historica) possui vários monumentos ancestrais. Destes visitamos o Círculo de Pedras de Avebury, que envolve a aldeia de Avebury e que se pensa definia um género de centro religioso. Forma um círculo maior que o de Stonehenge mas com pedras menores.












Círculo de pedras de Avebury















Círculo de pedras de Avebury












Também vimos o Monte de Silbury que é a maior mamoa pré-histórica da Europa sendo que o objectivo da sua construção tal como o de Stonehenge permanece um mistério.


Monte de Silbury









Findo este passeio dirigimo-nos a Portsmouth para por volta das 22h apanhar o ferry para Caen. Este percurso foi de cerca de 7h que fizemos sem dar por isso porque dormimos os quatro um justo soninho.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...