Chegamos à Escócia no dia 15 depois de uma travessia rápida de Inglaterra com pernoita em Dover onde chegamos já de noite e uma visita a York onde dormimos num PC lindo mesmo junto ao rio Ouse e muito perto do centro da cidade permitindo visita-la a pé.


Tinhamos programado "subir" a Escócia pelo lado leste, percorrendo primeiro este lado da costa e descendo depois pelo lado oeste, e assim temos feito.
Compramos um "Explorer Pass" para a família que nos dá acesso em sete dias à nossa escolha (durante um período de 15 dias) a visita a 78 monumentos. Embora neste período do ano muitos estejam ainda encerrados, os mais significativos podem ser visitados e temos aproveitado bem o nosso "Passe de Exploradores".
Assim entramos junto a Jedburgh e visitamos o circuito das Border Abbeys onde encontramos ruínas de conventos antigos destruídos durante os conflitos entre a Inglaterra e a Escócia, aqui um conjunto de 4 conventos ( Jedburgh, Melrose, Kelso e Dryburgh ) contruídos no séc. XII e destruídos por Henrique VIII em 1545.
Melrose Abbey
De seguida visitamos Edimburgo onde ficamos dois dias, partindo depois para Strirling, St. Andrews, Perth, Pitlochry, Aberdeen, Elgin. Entre estas cidades outras localidades mais pequenas e seus lindos castelos.
E o entusiasmo foi tal que decidimos subir mesmo até ao norte e alteramos os nossos planos para visitar imaginem... as Órcades. E adoramos, apesar de apanharmos o nosso primeiro dia de chuva em toda a viagem valeu a pena pois o património neolítico é impressionante e mesmo emocionante!
Skara Brae (Orkney) Ring of Brogdar (Orkney)
Também a fauna nos maravilha com coelhos a passear entre as ACs nos PC e nos campos e os bandos de patos bravos, cisnes nos lagos, imensos corvos barulhentos além das fofas ovelhas, vacas felpudas das Highlands e póneis das Shetland.
De momento regressamos das Órcades e estamos em Dunbeath num parque onde finalmente conseguimos net.
A viagem está a correr muito bem, os meninos a adorar e a nossa fragatita a corresponder para além das expectativas. A metereologia também tem ajudado pois o frio não é tanto como esperavamos, o sol tem-nos acompanhado e só esta manhã choveu em Mainland com a tarde já mais amena.
Ainda vamos prosseguir com muito para ver, o Loch Ness, Skye, Glasgow...
Iremos preparar um relato mais promenorizado para os mais curiosos e ... pacientes!
Promenor que gostamos foi encontramos tantas ACs desde nos parques de campismo, na estrada e muitas à porta de casa dos seus proprietários... mesmo muitas...
Até breve !