Fragatas com saudades de andar de AC...

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Viagem à Escócia XV

20º Dia – 28 Março – Domingo de Ramos
Glasgow → New Abbey → Dumfries → Caerlaverock Castle → Hadrian’s Wall → Bury
469 km
Saímos de Glasgow rumo ao Sul para aproveitar o último dia do nosso Passport Explorer e também com alguma tristeza, o último dia na Escócia.









Dumfries
Perto de Dumfries, uma cidade Universitária do sul da Escócia, junto às borders mas desta vez do lado oeste, visitamos uma aldeia, New Abbey.







New Abbey


Nesta aldeia existe o New Abbey Corn Mill, um moinho de água com cerca de 200 anos, bem conservado, que no verão está em actividade para mostrar o processo de moagem aos turistas. No fim os meninos puderam moer alguns grãos de trigo entre pedras.









New Abbey Corn Mill














Também uma abadia em ruínas de 1273, a Sweetheart Abbey que foi mandada construir por Lady Devorgilla de Galloway em memória de seu marido e onde depois quis ser sepultada junto ao coração embalsamado de seu marido.






Sweetheart Abbey




Depois de um almoço de sandochas, empadas e folhados no estacionamento do Morrisson’s de Dumfries, despedimo-nos da Escócia no lindo castelo de Caerlaverock, uma fortaleza medieval com uma história turbulenta que se deve em parte à sua proximidade com Inglaterra e aos conflitos na fronteira.












Parque Natural de Caerlaverock
O castelo situa-se num parque natural e possui um trilho numa pequena floresta com actividades para crianças e vestígios de um castelo ainda mais antigo. Tudo muito cuidado com um
relvado lindo formando pequenas colinas óptimas para os meninos correrem.





















Já estávamos perto de Inglaterra pelo que perto de Carlisle saímos da autoestrada (M6) para visitar a muralha de Adriano, mandada construir por este imperador por volta de 120 d.c. e que liga as costas este a oeste, tem cerca de 117 Km. Tinha várias fortalezas ao longo da muralha e uma torre a cada 8 Km. Foi construída com o objectivo de proteger o limite norte da província britânica e a fronteira noroeste do império romano. Foi abandonada em 383 d.c. com o desmembramento do Império Romano.



















Regressamos à M6 dirigindo-nos a Bury onde passamos a noite noutro parque do Club Site (23,10£), também excelente mas mais uma vez não conseguimos conectar-nos a net e compramos em Edimburgo um cartão que provavelmente não vamos chegar a utilizar.

2 comentários:

  1. A viagem deve ter sido linda. De destacar pelas lindas fotografias a maneira cuidada como cuidam o património. Bjs

    ResponderEliminar
  2. Teus registros nos inspiram e nos guiarão, com certeza, numa próxima investida no 'velho mundo' como falamos aqui. Parabéns!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...