Fragatas com saudades de andar de AC...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Linhares da Beira

30 de Agosto - Terça-feira

Quinta das Cegonhas - Linhares da Beira - San Martin de La Vega


Fomos preparando as coisas durante a manhã, com tempo, uma vez que um daqueles contratempos que acontece a quem tem pequeninos nos fez fazer uma máquina de roupa de cama... que foi secando ao vento enquanto limpava a AC para partirmos.


Fizemos check out, deixamos a Quinta das Cegonhas e iniciamos caminho, continuando o sopé da serra.


Ao avistarmos dezenas de parapentes... em Linhares da Beira, resolvemos visitar esta aldeia histórica que ainda não conheciamos.


Linhares, no concelho de Celorico da Beira, é uma magnífica aldeia medieval, cujas casas e edifícios revelam a importância que teve no passado. Situa-se entre montanhas a uma altitude de 180 metros. O seu Castelo ocupa um pequeno planalto de rochas graníticas e permite observar todo o horizonte em redor...

Linhares passou a ser portuguesa ao tempo de D. Afonso Henriques, que lhe deu o primeiro foral em 1169.

Casa da Câmara e Cadeia (actualmente Junta de Freguesia e Correios)

Rua de Linhares


Pelourinho


A igreja matriz Nossa Sra. da Assunção, de raiz românica possui três valiosas tábuas atribuídas ao grande Mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco).


Igreja Nossa Sra. da Assunção




Solar dos Aragão e Pina































Fonte de S. Caetano
















Capela do Sr. dos Passos















Janelas Manuelinas









Janelas Manuelinas
























Existe uma pequena tribuna de pedra, exemplar único de fórum medieval donde se anunciavam à população as decisões comunitárias.





Depois da visita, repousamos e almoçamos no Restaurante Taverna do Alcaide, migas de bacalhau e naco de vitela, uma delícia... não choramos por mais porque as doses são bem servidas e ficamos muito bem!




Com intenção de nos divertirmos no Parque da Warner atravessamos então a fronteira, paragem em Salamanca para abastecer no supermercado, jantar na AC numa área de serviço da autopista e aproveitando para nos actualizarmos das notícias do dia.


Chegamos a San Martin de La Vega cerca das 23h, estacionamos numa zona residencial calma e dormimos...

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Na Serra da Estrela

26 a 30 de Agosto

Nessa tarde, em Vale do Rossim, aproveitamos para descontrair e descansar.

No dia seguinte passeamos no lago que fica mesmo ao lado do parque, algumas pessoas menos friorentas tomavam banho! É bonito e as águas límpidas até convidavam mas brrrrr... estava frio.


Vale do Rossim



Continuamos passeio pelas Penhas Douradas, e na estrada rumo a Manteigas desviamos para o Covão da Ponte cheios de esperança de ficar no PC, paisagem idílica e Mondego em forma de riacho...



Covão da Ponte



Covão da Ponte



Covão da Ponte


Mas o acesso não dava para a nossa AC e em redor do PC não havia sombras pelo que continuamos para Manteigas, estacionamos num parque a caminho do Vale Glaciar para almoço, tentamos depois da visita à cidade lugar no PC de Manteigas mas por causa do Festival de música não havia nem um lugar e subimos o Vale Glaciar, passando pelo Covão da Ametade, Torre e Lagoa Comprida, descemos a Gouveia e ficamos na Quinta das Cegonhas três noites.



Este PC que pertence a um casal de holandeses é uma quinta transformada em PC, tem videiras que nesta altura estavam carregadinhas de uvas, muitas árvores de fruto para dar sombra, está bem organizado e no Domingo à tarde no bar ofereciam snacks.
Descansamos mas foi difícil segurar o rapazito que já estava impaciente e ao terceiro dia teve que ir à piscina suspenso pela perna engessada e chorava a pedir mais.







Foi então que nos lembramos de ir com eles ao parque da Warner em Madrid e mesmo sem os documentos deles nem os do cão (não tencionavamos sair de Portugal!) saímos para o país vizinho... Pensavamos que estes parques preparados para "discapacitados" o nosso filhote se iria divertir !

Não imaginavamos mas estavamos bem enganados...

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Férias sem destino

24 a 26 de Agosto









Nas nossas férias desde há dois anos que temos alguém "coxinho"...


Se há dois anos quando compramos a AC era o papá, nessas férias a mamã ficou de gesso ... e desta vez um dos filhotes foi operado ao tendão de Aquiles pelo que tem gesso até acima do joelho...
Ainda bem que temos a AC pois podemos levar cadeira de rodas e passear por aí...

Por aí é como quem diz !!! Praia, que todos adoramos e previlegiamos no Verão é impossível, breves passagens por locais com piscina para o mais novo tirar a barriguita da miséria... foi o que pensamos e assim saímos de casa no final do dia de trabalho rumo a Coimbra para pernoita na AS ...
Chegamos já de noite e após o jantar um longo passeio no parque verde, tem boas acessibilidades e permitiu com facilidade atravessar a ponte pedonal e a de Santa Clara, muito agradável.

Noite tranquila e de manhã recebemos uns amigos que convidamos para tomar o pequeno almoço na AC, trouxeram pão fresco e foi muito bom recebe-los em "casa".

Saímos rumo a Vouzela para conhecer a nova priminha com uma semana de vida, que linda... e a caminho da Serra da Estrela, nessa noite pernoitamos em Nelas junto ao jardim.


Seia foi a nossa primeira visita, fantástico para cadeiras de rodas... sobe e desce e calçada antiga, foi um bom exercício para os papás!



Visita ao Museu do Pão onde os meninos puderam conhecer todas as fases do fabrico do pão e moldar em massa de pão uma recordação que trouxeram, depois de cozida no forno.




Almoço no restaurante do Museu, menú do dia e buffet de entradas e sobremesas. Agradou-nos muito a simpatia dos funcionários que ajudaram sempre que necessário e nos levaram à AC (por desconhecimento e não sabendo que havia um parque superior acessível às ACs tinhamos deixado a nossa fora do recinto).

Seguimos serra acima, passando pela capela da Sra. do Espinheiro e ficamos no PC de Vale de Rossim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...