Fragatas com saudades de andar de AC...

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Já nos Pirinéus

1 de Setembro - quinta-feira













Huesca - Larrés - Vale de Tena - Sallent de Gallegó - Formigal - Termas de Panticosa - Camping Vale de Tena





Depois de uma tradicional (assim, assim...) paella, partimos então para os Pirinéus aragoneses, queríamos espreitar El Formigal em pleno Verão e a partir daí Ordesa e Monte Perdido.





Sabiamos que não poderiamos caminhar na montanha, mas tinhamos esperança de poder aproveitar mesmo assim... e de facto mesmo para pessoas de mobilidade reduzida, as estradas possibilitam paisagens tão belas que vale a pena!
Larrés





Depois de passarmos o início da cordilheira, atravessamos a bonita cidade de Sabiñánigo e paramos na pequena aldeia de Larrés para visitar o seu castelo, que foi construído no século XV mas possui uma torre do século XI; está actualmente reabilitado e nele instalado o Museu do Desenho Julio Gavín, cerca de 350 obras estão expostas e também exposições temporárias e concertos de música clássica.
Larrés






Larrés - Museu do Desenho Julio Gavín
Larrés



Voltamos à estrada N330 ao longo do lindíssimo Vale de Tena onde fomos parando para apreciar a paisagem...







Vale de Tena






Vale de Tena





Passamos por Sallent de Gallegó, a caminho de El Formigal, famosa estância de esqui. Sallent de Gallegó





Em pleno Verão é engraçado ver as "movimentadas" pistas, desertas, na sua versão de pastos já um pouco secos com trilhos pedestres!



A estação de esqui, os hotéis e chalets estavam na sua maioria encerrados e a cidade um pouco deserta.



Formigal









Formigal






Formigal




De regresso ao Vale de Tena, fizemos um desvio para a estância de Panticosa e a seguir a esta pequena povoação seguimos cerca de 8 km por uma estreita e antiga estrada (passam bem as nossas ACs!), que em tempos era usada por pastores e contrabandistas quando se deslocavam a França, para visitar as Termas de Panticosa, situadas a cerca de 1630 m de altitude.





Estes balneários circundam o Lago Ibón de Baños, um lago natural que recebe as águas de muitas cascatas que rodeiam um lindo prado e formam o nascimento do Rio Caldarés.



Lago Ibón de Baños
Possui seis fontes de águas sulforosas e nitrogenadas, com propriedades minero-medicinais.

























Estas termas embora conhecidas desde a época romana, apenas se conhece o primeiro edifício construído em 1964 e recuperou-se a actividade termal no séc. XVIII.



No séc. XIX foram construídos os principais edifícios e jardins e nessa altura tornou-se um dos balneários mais famosos de Espanha; a sua actividade sofreu um período de declínio em meados do séc. XX



Actualmente a par dos edifícios históricos, possui modernos hotéis e edifícios termais.






Em 1966, as Termas de Panticosa foram declaradas Conjunto de Interesse Turístico Nacional. De entre os seus valores arquitectónicos destaca-se o edifício do Casino, o Gran Hotel, as Termas de Tiberio, a Capela del Carmen ou as Fontes.



Regressamos à estrada nacional, passando perto de Lacuniacha (http://www.lacuniacha.com/), o Parque faunístico dos Pirinéus, como o nosso filho tinha já o tinha visitado semanas antes e agora com a cadeira seria impossível, resolvemos deixar para visitar um dia...


Descansamos no PC "Valle de Tena", perto da localidade de Senegüe.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...