Fragatas com saudades de andar de AC...

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Linhares da Beira

30 de Agosto - Terça-feira

Quinta das Cegonhas - Linhares da Beira - San Martin de La Vega

Fomos preparando as coisas durante a manhã, com tempo, uma vez que um daqueles contratempos que acontece a quem tem pequeninos nos fez fazer uma máquina de roupa de cama... que foi secando ao vento enquanto limpava a AC para partirmos.

Fizemos check out, deixamos a Quinta das Cegonhas e iniciamos caminho, continuando o sopé da serra.

Ao avistarmos dezenas de parapentes... em Linhares da Beira, resolvemos visitar esta aldeia histórica que ainda não conheciamos.

Linhares, no concelho de Celorico da Beira, é uma magnífica aldeia medieval, cujas casas e edifícios revelam a importância que teve no passado. Situa-se entre montanhas a uma altitude de 180 metros. O seu Castelo ocupa um pequeno planalto de rochas graníticas e permite observar todo o horizonte em redor...

Linhares passou a ser portuguesa ao tempo de D. Afonso Henriques, que lhe deu o primeiro foral em 1169.

Casa da Câmara e Cadeia (actualmente Junta de Freguesia e Correios)

Rua de Linhares

Pelourinho

A igreja matriz Nossa Sra. da Assunção, de raiz românica possui três valiosas tábuas atribuídas ao grande Mestre português Vasco Fernandes (Grão Vasco).

Igreja Nossa Sra. da Assunção

Solar dos Aragão e Pina

Fonte de S. Caetano

Capela do Sr. dos Passos

Janelas Manuelinas

Existe uma pequena tribuna de pedra, exemplar único de fórum medieval donde se anunciavam à população as decisões comunitárias.

Depois da visita, repousamos e almoçamos no Restaurante Taverna do Alcaide, migas de bacalhau e naco de vitela, uma delícia... não choramos por mais porque as doses são bem servidas e ficamos muito bem!

Com intenção de nos divertirmos no Parque da Warner atravessamos então a fronteira, paragem em Salamanca para abastecer no supermercado, jantar na AC numa área de serviço da autopista e aproveitando para nos actualizarmos das notícias do dia.

Chegamos a San Martin de La Vega cerca das 23h, estacionamos numa zona residencial calma e dormimos...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...