Fragatas com saudades de andar de AC...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Santa Teresa de Gallura

19º dia
7 de Setembro
3ª feira
Capo d’Orso - Palau - Santa Teresa Gallura - Aglientu - Vignola Mare

85 km

O papá como habitualmente madrugador, terminou de guardar o nosso material de campismo, despedimo-nos dos vizinhos italianos e saímos com intenção de tomar o pequeno-almoço em Palau.
Palau

Escolhemos uma pastelaria com bolos de aspecto muito apetitoso mas na verdadade na hora de pedir, queremos mesmo é uns pãezinhos ou croissantes com fiambre ou queijo. Mas de modo diferente das nossas pastelarias, aqui só há mesmo bolos! Lá nos empanturramos nós, de donuts frescos e croissantes de chocolate…
Palau é uma pequena e simpática vila piscatória com porto, ruas bonitas e bem arranjadas, tem um razoável comércio local sobretudo de artesanato, material de praia e restaurantes.
Paramos num parque infantil, com baloiços coloridos e piso de relva sintética onde os meninos adoraram brincar.

Palau
Visitamos a Isola dei Gabianni uma pequenina península que possui um PC e que se liga à ilha por uma estrada com praia de ambos lados. É muito bonito e o paraíso dos kite e wind surfers com escolas destas modalidades junto à praia. Muito ventosa já se vê!
Isola dei Gabbiani
Isola dei Gabbiani
Continuamos o nosso passeio em direcção a Santa Teresa di Gallura, uma vila situada na zona rochosa da região de Gallura, estacionamos facilmente perto do centro, na descida para a torre espanhola, uma daquelas torres que existem em todas as vilas junto ao mar e nos cabos.
Santa Teresa di Gallura, torre espanhola
Santa Teresa di Gallura
Possibilita um passeio pedestre com vista sobre o mar e de onde se observa a Córsega pois é o ponto da ilha mais perto desta.
Santa Teresa di Gallura, Córsega lá ao fundo...
Tem uma enseada com praia de areia branca e água azul e verde-esmeralda, também aqui vimos algumas pessoas deitadas sobre rochas mais ou menos planas e com acesso a boas banhocas pois o mar é calmo. Dirigimo-nos depois ao centro da vila cuja rua principal é pedonal e com imensas lojas; aproveitei para comprar daqueles ímans para colocar na porta do frigorífico que toda a gente tem como recordação dos locais que visita! (não é verdade?)
Santa Teresa di Gallura
Almoçamos no Café del Mar, um pequeno restaurante com esplanada, a nossa escolha foi lasanha e salada do mar que estavam muito agradáveis.
Regressamos à AC e partimos em direcção Aglientu, onde fizemos uma visita breve pois trata-se de uma aldeia pouco interessante. O acesso á aldeia pode fazer-se por uma estrada mais recente ou optarmos por a estrada antiga que actualmente é chamada de estrada panorâmica, bonita mas com algums curvas!Perto de Aglientu, mas junto ao mar paramos em Vignola Mare onde ficamos no Camping Baia Blu La Tortuga.
Este PC de 5* é enorme e apesar de se notar já estarmos no fim da estação, ainda tinha muita gente e estava muito animado, música ao vivo e bailarico todas as noites (2 noites no alvéolo mais caro 72.70€)!

É excelente, bonito, limpo, óptimo supermercado e acesso directo à praia! Esta não sendo das mais agradáveis por ser muito ventosa, era limpa e a água sempre fantástica. Também aqui o desporto favorito são o wind e o kite surf! Vignola Mare
Montamos o toldo, mesas e cadeiras e fomos ainda aproveitar um pouco de praia…nesse dia e nos seguintes os meninos desforraram-se no parque infantil e nas suas bicicletas!
20º dia
8 de Setembro - 4ª feira
Vignola Mare (Camping Baia Blu La Tortuga)

Ontem à noite avistou-se no mar uma tempestade tão intensa que os relâmpagos consecutivos proporcionavam um espectáculo único.
Tal como nós, imensas pessoas se deslocaram à praia para apreciar!
Hoje a manhã acordou escura, a fazer prever a chuvada que momentos depois caía, molhando tudo o que não conseguimos proteger!
A tarde embora mais solarenga já não voltou a trazer o calor dos dias anteriores e foi passada na praia...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...